Fundadores

FUNDADORES

Mosart Roque Longhi nasceu no dia 19 de outubro de 1948. em Caxias do Sul/RS, filho de Heitor e Tereza Longhi.

Maria Francisca nasceu no dia de 14 de maio de 1947 em Caxias do Sul, filha de Ângelo Crocoli e Olga Mandelli. Uniu-se em matrimônio em 08 de janeiro de 1971 com Mosart Roque Longhi gerando sete filhos.

Gislaine T. Benedetti nasceu no dia 21 de janeiro de 1965 em Caxias do Sul, filha de Genyl e Nelsina Tronco. Uniu-se em matrimônio em 01 de fevereiro de 1986 com Alberto Antonio Benedetti, gerando tres filhos.

Por volta de 1986 e 1987, a Igreja Diocesana de Caxias do Sul fazia a experiência do grande fenômeno que se realizava em diversas partes do mundo, dentro da Igreja Católica:  a Experiência do Batismo do Espírito Santo. Homens e mulheres sentiam o abrasamento da fé, uma contrição profunda de seus pecados, um renovado entusiasmo e confiança como nos primórdios da Igreja vivida pelos Apóstolos. Um transbordamento da alegria pela Palavra de Deus e um amor profundo pelo anúncio da boa nova do Evangelho.

Em todos os cantos, aumentava o número de pessoas que se sentiam chamadas a viver a autêntica fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, com fidelidade à Igreja e aos seus mandamentos e preceitos . Deus oportunizava o encontro pessoal com Ele, do qual ninguém saia ileso: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir”. (Jr 20,7)

Maria Francisca, Mosart e Gislaine, nessa época,  fizeram a experiência através dos encontros de experiência de oração e neles a  imposição de mãos, e foi-lhes derramado a graça que mais tarde se manifestaria como uma Nova Fundação, a Comunidade Católica Oásis.

Foi nessa realidade admirável do derramamento do Espírito Santo, ministrando grupos de oração fervorosos que Maria Francisca sentiu que Deus pedia mais. Deus pediu um povo que vivesse a radicalidade do Evangelho dando a Ele o primado do absoluto em tudo.

Em 08 de maio de 1988, reuniram-se na Casa de Retiro em Caravaggio, administrada pelo Círculo Operário Caxiense. Nesse retiro foram convidados por carta alguns líderes e participantes ativos de Movimentos da diocese, com o intuito de formar um grupo que estivesse disponível a uma intensa evangelização. Este retiro denominou-se Retiro de Escuta, surgia a fundação da Comunidade Oásis.

Não imaginávamos que a bondade de Deus nos surpreenderia de maneira tão pessoal. A partir dessa data, nosso coração foi marcado por um “fogo que nos devora“, Ele mesmo, o Eu Sou, nos chamou para um carisma na sua Igreja. Somos Oásis!