O que é a Escola de Formação Católica Oásis?

A principal missão do Carisma Oásis é a formação.  Lembremo-nos das palavras do Papa João Paulo II, em 27 de maio de 1998, aos novos movimentos eclesiais e novas comunidades:  “[…] hoje, diante de vós, abre-se uma etapa nova, a da maturidade eclesial. Isto não quer dizer que todos os problemas tenham sido resolvidos. É, antes, um desafio. Uma via a percorrer. A Igreja espera de vós frutos ‘maduros’ de comunhão e de empenho.”.

A Igreja espera de nós “frutos maduros” e para isso, a formação é indispensável. A Escola de Formação para Consagrados da Comunidade Oásis é o que chamamos de “escola-retiro”, onde todos aprendem e contribuem com sua riqueza. Buscamos o crescimento e a maturidade através de ensinos, orações e partilhas, onde a paixão e o vigor do carisma próprio de cada um florescem na forma de compreensão do dom de Deus, de Sua vontade, do Seu chamado. Acreditamos que a Comunidade que mais tem se enriquecido em aprendizagem é a própria Comunidade Oásis, ao conviver com tantos carismas diferentes.

Objetivos da Escola de Formação Católica Oásis:

  • Gerar maturidade humana e espiritual;
  • Provocar o discernimento da vocação, da missão e da graça particular que Deus deu a cada Carisma;
  • Promover o encontro de direção e o conhecimento de diretrizes para a vida comunitária, tomando como ponto de partida as riquezas da vida consagrada, os ensinamentos da Igreja,  e a experiência da Comunidade Oásis.

 

A confirmação da autenticidade do Carisma

É Deus quem nos confirma. Também é do querer divino que a confirmação da autenticidade de um Carisma  venha através da Igreja e seus pastores. O Papa João Paulo II, lembrando a Lumen gentium, 12,  disse: “[…] É fundamental […]que cada movimento se submeta ao discernimento da Autoridade eclesiástica competente. Por esta razão, nenhum carisma dispensa da referência e da submissão aos Pastores da Igreja. Com palavras claras, o Concílio escreve: ‘O juízo acerca da sua autenticidade e reto uso pertence àqueles que presidem na Igreja e aos quais compete de modo especial não extinguir o Espírito, mas julgar tudo e conservar o que é bom (cf. 1 Ts 5, 12.19-21)’. Esta é a necessária garantia de que a estrada que percorreis é justa!” A Mãe Igreja tem se mostrado sempre atenta ao mover do Espírito Santo e vem em socorro de seus filhos: acolhendo, exortando e levando a um autêntico discernimento dos carismas.

Para maiores informações sobre nossa Escola de Formação para consagrados, entre em contato conosco:  oasis@comunidadeoasis.org.br ou pelo fone: (54) 30283888.