Não sou capaz de formar

A primeira desculpa que os formadores pessoais usam para não chamar seus vocacionados para a formação pessoal é: não sou capaz, e este “não sou capaz” fortalece a outra desculpa muito comum que é: “não tenho tempo”.

Realmente ninguém é capaz de formar, a formação pessoal é uma graça. Quem verdadeiramente forma é o Espírito Santo, o formador pessoal é um mediador, um instrumento concreto que Deus usa para agir no coração do outro. Se Deus não agir a formação não acontece, por outro lado, Deus quis contar com a pessoa humana porque somos humanos e a formação pessoal não é somente espiritual ela é humana e muito humana.

A responsabilidade da formação pessoal

Porque é Deus quem forma, não somos chamados a sermos capazes, mas a sermos dóceis e obedientes a voz de Deus que conhece o coração de cada vocacionado. O formador pessoal deve cultivar a intimidade com Jesus, escutá-lo e dirigir-se ao vocacionado com amor e olhar divino.

Muitas pessoas pensam ser necessário ser psicólogo para formar bem, a palavra de Deus diz:

“… Quando fordes presos, não vos preocupeis nem com a maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.” (Mt 10,19)

Um bom formador deve conhecer um pouco do todo da pessoa, sua área biológica, psicológica e espiritual. A pessoa é um mistério, não existem listas de soluções para cura e libertação, as graças vão acontecendo pela força do carisma à medida que o vocacionado vai se abrindo, perseverando no chamado. O vocacionado também exerce um importante papel no próprio crescimento, é ele quem toma a decisão de seguir até o fim ou de desistir no caminho.

O formador pessoal por sua vez é uma pessoa que também deve estar a caminho, perseverando, crescendo, deve estar sendo conduzido por outro e demonstrar passos de maturidade, confiança e desprendimento de si mesmo. O formador deve conhecer o caminho para poder conduzir outros, se o caminho do formador pessoal é torto, também conduzirá os outros desta forma, por exemplo, se ele é desobediente vai imprimir esta marca sobre seu formando.

De fato, o formador pessoal não é um homem pleno, ele está a caminho por isso, jamais pode parar de se deixar formar por todos, por Deus, pelo outro e pelos irmãos.