Fui atingido pelo amor

Os apóstolos são categóricos exemplos de alguém que foi atingido por Jesus. Os irmãos Tiago e João (Jo 1,35ss) deixaram o antigo mestre João Batista, a barca, o pai, o trabalho e a família. Para esses apóstolos a resposta ao chamado foi definitiva e imediata. Eles tomaram uma decisão, pois foram atingidos pelo amor de Jesus.

Também cada um de nós, que seguimos o caminho da consagração de vida, um dia tomamos uma decisão, deixamos pessoas, trabalho, família, planos, etc., pois a força do chamado supera todas as outras forças que poderiam nos deter no mundo.

Especialmente nos momentos de fracasso, angustias, dúvidas é importante retomar a força do chamado. Se um dia tomamos uma decisão apaixonada, esta decisão continua viva dentro de nós e deve ser renovada a cada tempo.

Retomar e reavivar a decisão apaixonada é dar-se conta da ação de Deus em tudo, uma ação que providencia tudo o que precisamos e nos livra de tudo que pode vir a nos prejudicar ou matar nossa vocação. O discípulo apaixonado louva a Deus em tudo, quando tem em abundância e quando lhe falta o necessário, o coração apaixonado percebe as delicadezas de Deus, e acolhe pessoalmente estas delicadezas mesmo que sejam comunitárias, como por exemplo um dia de sol, uma visita importante, um retiro com muitos frutos, o coração apaixonado entende a passagem que diz: “Tudo é vosso:…Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.” (1 Cor 3,22).

Apesar disso, quantas vezes nos corrompemos como o jovem rico, esquecemo-nos o amor de Deus, sua bondade, nos fechamos e diante de seu chamado: ‘Deixa tudo e vem’, o jovem ficou triste, pois não se sentiu atingido pelo amor, pela paixão, pela seleção, pela escolha, por aquilo que era tão admirável de Deus. Deus chamou pouquíssimos homens naquela época, chamou alguns e ele era parte daqueles alguns, mas não se sentiu atingido por aquela paixão sentiu-se roubado, pesado, lesado, convocado para trabalhar, sentiu-se um trabalhador, um operário. Se não nos sentirmos atingidos, não seremos apaixonados! Em tudo preciso ver através da fé: foi para mim.