A pessoa humana do Formador pessoal

O formador é como uma fogueira que já incendiou, ele sabe animar, orientar, estimular e ser cheio da Palavra e do anúncio de Deus. O formador é portador da alegria verdadeira que está em Deus e no seu Carisma.

A formação pessoal é um dom de Deus; trata-se de um carisma particular e pessoal dado por Deus para alguns, para o bem e crescimento do corpo comunitário. O formador é um mediador entre a pessoa e o Espírito Santo, é Deus quem forma o consagrado. O dom da formação pessoal existe para que seu portador leve aquele que lhe é confiado a entusiasmar-se por Deus e pelo seu chamado. Existem pontos essenciais na vida do formador pessoal:

Cuidar do próprio caminho de crescimento e maturidade

O formador pessoal precisa cuidar de seu caminho; tudo é importante: sua postura, o abandono dos vícios, a assiduidade na oração pessoal, precisa saber falar do que Deus disse para ele em seus momentos a sós com Deus; precisa também estar trilhando um autêntico caminho de conversão e descoberta do Carisma em si mesmo.

Portador de Esperança

O formador é cheio de esperança. Ele próprio já trilhou um caminho, já passou por  desafios, noites escuras, tempestades e saiu vitorioso, por isso, sabe manifestar a esperança, pois ele mesmo se abastece da esperança Naquele que tudo pode.

O formador não é apenas resolvedor de problemas, ele apenas participa da solução. A pessoa precisa sair da formação com a experiência de Deus que lhe toca, acolhe, desestrutura, estrutura de novo e reenvia.