Carisma

NOSSO NOME E SEU SIGNIFICADO

“Ali havia o poço de Jacó. E Jesus fatigado da viagem sentou-se à beira do poço. Era pelo meio dia.” (Jo 4,6)

SAMARITANA PNG

O nome Comunidade Oásis, por inspiração divina, significa o lugar que oferece Água Viva e vegetação acolhedora. O homem sedento e fatigado em sua viagem pelo deserto da vida, ali encontra descanso ao confrontar-se com Aquele que é a Verdade e que faz emergir a Verdade do coração humano.

NOSSA IDENTIDADE

A Comunidade Oásis é constituída canonicamente como uma Associação Privada de Fiéis Católicos de Direito Diocesano, aprovado os seus Estatutos. Nascida da experiência do Batismo no Espírito Santo, a Comunidade Oásis é uma família eclesial composta por jovens e adultos, mulheres e homens, nos diversos estados de vida: celibatários, casados, solteiros, sacerdotes e diáconos, tendo um desejo comum: chegar à santidade. Vivendo em comunidade, partilhando tudo o que temos e somos, procuramos viver os princípios básicos da vida cristã católica, nos tornando um oásis para aqueles que tem fome e sede de encontrar Cristo e ouve Dele aspectos íntimos da sua própria vida e a vida eterna.

Nossas diversidades não representam ameaças, mas riquezas para uma fecunda e transbordante unidade no Amor de Cristo. Sentimos e experimentamos a cada instante a proteção e a providência das mãos grandes, fortes e ternas do nosso Pai do Céu, pois nelas nos deixamos ficar abandonados e seguros aninhados como filhinhos.

NOSSO SINAL

O sinal que identifica os membros da Comunidade Oásis, lembrando-lhes de sua eleição e consagração a Deus através do Carisma Oásis é a Cruz da Unidade.

SINAL OÁSIS

Na Cruz da Unidade está presente:

– O olho paterno de Deus, sempre atento e amoroso, envolvendo seus filhos;

– Jesus, em sua entrega total e abandonada no sacrifício supremo da cruz;

– Maria, de pé aos pés da cruz, é entregue como Mãe de todos os homens;

– A Igreja, que nasce do Sangue e da Água do Coração de Jesus transpassado pela lança. O cálice que contém sangue e água é sustentado pelas mãos de Maria;

– O Espírito Santo, sustentando com Sua força o todo deste mistério redentor, representado pela auréola que contorna a cabeça de Jesus.

Este sinal externa a evidência da presença da Trindade, de Maria e da Igreja em todo o nosso ser e fazer: “adoradores em Espírito e Verdade como filhos”. Doamos a nossa vida como Maria aos pés da cruz, para sermos, por amor, servos de cada homem.

Menu